terça-feira, 18 de junho de 2013

Universos Interiores

     É o dia 23 de Abril, dia internacional do livro. Mas porque o Google não nos avisou desta data tão importante em forma daqueles bonequinhos, os doodles? Aparecem sempre homenagens a pessoas importante, a datas importantes... Mas e os livros? Aqueles que nos alegram em tardes frias, chuvosas, e sem cor? Aqueles que nos levam a mundos paralelos e utópicos (ou distópicos)? 
     Eu costumo dizer que todos nós temos um universo interior maravilhoso, escondido dentro de nós. Um universo que, quando entramos, tudo deixa de ter sentido. É um lugar que podemos fazer o que quisermos. Algumas pessoas entram nesse universo através da música, outros da poesia... Eu entro no meu universo interior através da leitura. 
    Quando falamos sobre livros com os jovens, eles reviram os olhos, emburram, resmungam, entortam a boca. Eu sinto pena por eles. Mas isso é porque nas aulas de Português, quando nos obrigam a ler livros, escolhem clássicos literários que, só leitores de alguma bagagem literária podem apreciar.
    Muitas pessoas deixam de ler no futuro devido a alguns livros que os professores, pensando em cultivar a nossa língua, querem que nós leiamos. 
    Apesar dos problemas com a obrigação de leitura nas escolas, eu amo ler.
    Ler é a minha forma de entrar em meu universo interior.
    É  minha forma de ser outra pessoa.
    É  minha forma de viver outra vida.



E aí? Gostaram? Este texto foi uma redação para a escola, mas eu gostei tanto que acabei publicando mesmo :)

Um comentário: